O edifício comercial no bairro de Amaralina, em Salvador, foi planejado especificamente para sediar três grandes escritórios de advocacia. Pensado a partir de um núcleo de circulação vertical, o desenho proporciona flexibilidade de uso do espaço interno e maior liberdade na composição exterior. A fachada principal em vidro com perfis aleatórios valoriza o caráter contemporâneo, porém sóbrio dos escritórios. Tais qualidades são reforçadas pela opção pouco usual por terraço coberto e pela abertura de janelas aleatórias na lateral.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2012 – 2015
Localização: Amaralina – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 13°00’45.1″S 38°28’18.1″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 788,07 m²
Área Construída: 2.604,95 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Alberto Herrera, Fernanda Machado, Fernanda Rios e Helder da Rocha
Estrutura: Francisco Peixoto
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura
O restaurante DAS está situado na Bahia Marina, principal referência para área náutica da Cidade. O local abriga cinco restaurantes com produções gastronômicas diversificadas, inseridos num contexto de pontos turísticos e conjunto de bens tombados.
O projeto obrigatoriamente deveria instituir sua própria identidade, se adequar ao ambiente da Bahia Marina sem, contudo, estabelecer estereótipos náuticos.
A área disponível para intervenção era um espaço comercial inserido no estacionamento da Bahia Marina. Para atender a quantidade mínima de mesas exigidas pelo cliente e ao complexo programa de restaurante foi necessário criar uma varanda em frente ao espaço reservado para o projeto. Esta funciona como referência para quem chega ao local.
As árvores existentes no espaço de implantação da varanda foram preservadas, e seus troncos atravessam a cobertura por meio de furos deixados na estrutura.
O nível de acesso do restaurante é composto por: salão principal e outro para eventos privados, bar, sanitário acessível, adega e caixa. Os dois pavimentos do imóvel são conectados através de uma escada localizada na parte dos fundos da loja. No pavimento inferior está contida toda infraestrutura de serviços como: cozinha, área de funcionários, escritório e acesso exclusivo para pessoal e cargas.
A concepção do projeto buscou estabelecer uma paleta de cores restrita, tendo como base o cinza, presente nas bancadas de concreto e nos revestimentos dos bancos, em contraponto ao laranja de alguns elementos em destaque como tecidos, vidros e cadeiras.
O design de interiores buscou valorizar ícones relacionados com a temática de automóveis. Ganha destaque nesse contexto uma réplica em tamanho real de um Porsche, fixado em uma das paredes do fundo. Ainda no espaço interno foi empregado o vinil nos bancos, material utilizado na década de 50 no estofamento dos automóveis, concreto aparente e chapas metálicas que configuram uma arquitetura despojada, industrial e tem relação com a lógica de produção do automóvel. Já no espaço externo, a varanda possui estrutura de madeira e aço para se integrar ao ambiente da Bahia Marina.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2011 – 2012
Localização: Bahia Marina – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°58’45.6″S 38°31’06.2″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 27.239,88 m²
Área Construída: 406,34 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Luciana Queiroz, Manuela Queiroga, Renata Válio, Saulo Coelho, Thiago Esposito e Valentin Alban
Instalações: AIR Projetos de Instalações
Ar Condicionado: MSA Ar Condicionado e Refrigeração
Cozinha Industrial: Macon
Imagens: Xico Diniz
O principal fator condicionante para elaboração dos trabalhos do restaurante Soho, em Brasília, no Pontão Lago Sul foi sua localização. Para isso, buscou-se uma implantação sutil e um espaço completamente conectado com a paisagem natural do lago Paranoá que deveria permanecer como protagonista.
O terreno disponível era plano e todo programa deveria ser inserido em apenas um bloco. Então, a solução encontrada foi criar um subsolo para inserir o setor de serviços e abrigar no nível do pavimento térreo a área de salão para mesas.
A idéia era criar um espaço fluido para os clientes, com acesso franco à paisagem, liberando o máximo de espaço possível para contemplação da vista e a natureza.
A fachada de acesso ao restaurante é marcada pelo jogo de planos e geometrização das aberturas. Ainda na entrada estão em destaque esculturas do artista Bel Borba que valorizam a identidade característica da culinária do Soho.
O restaurante possui capacidade para 200 lugares, com 600m² de área construída, divididos entre áreas de varanda, salão, área de eventos, subsolo, térreo, mezanino, cozinha e núcleo de serviços. Um bar rebaixado em relação aos clientes, possui balcão que não atrapalha a vista do entorno.
O projeto foi desenvolvido em estrutura metálica e concreto aparente com o intuito de configurar leveza ao conjunto.
A busca pela simplicidade e por um clima de informalidade conduziram para o uso de materiais como concreto aparente nas paredes, piso em concreto polido, o aço presente na estrutura e forro de madeira.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2010 – 2011
Localização: Pontão Lago Sul – Brasília/Distrito Federal
Coord. Geográfica: 15°49’32.7″S 47°52’17.2″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 210,00 m²
Área Construída: 600,00 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: André Biselli, Carolina Zanetti,Larissa Macêdo e Valentin Alban
Construção: Victor Odisio Engenharia
Estrutura Metálica: Antoniel S.O.
Instalações: A4 Engenharia e Informática Marcos Barroso (hidráulica e elétrica)
Segurança: Marcos Barroso
Estrutura de Concreto: A4
Imagens: Leonardo Finotti
A ambientação da primeira filial do restaurante Soho, instalada no Shopping Paseo Itaigara, em Salvador, traduziu a sofisticação despojada da marca, renomada nacionalmente por sua cozinha japonesa e contemporânea. O projeto enfatizou o uso de elementos naturais como madeira, pedra e vegetação, harmonizados em composições de linhas retas. Os tons neutros dos materiais naturais foram combinados a cores vibrantes, que deram dinamismo aos diversos espaços do ambiente: sushi bar, bar da espera, salão interno, varanda e lounge.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2008 – 2009
Localização: Itaigara – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°59’44.5″S 38°28’16.7″W (ver no google)
Status: Construído
Área Construída: 344,400 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: André Biselli, Carolina Zanetti, Lucas Mucarzel
Estrutura: Cereno Muniz
Ar Condicionado: MSA Ar Condicionado
Imagens: Xico Diniz
O projeto está localizado em um imóvel comercial, situado na esquina de um bairro nobre de Salvador. A área não possuía relação definida com a rua, e sua porção sudoeste encontrava-se sem uso até 2011, quando o Chef Ricardo Ferraz voltou da Europa depois de trabalhar lá por seis anos.
A área disponível tinha planta irregular e deveria se adequar ao programa de necessidades. O cruzamento dos fluxos de clientes e materiais precisava ser evitado. Diante desse contexto, foram criados vários níveis e foi possível setorizar as atividades em três partes: serviços, clientes e cozinha.
No subsolo do imóvel, foram distribuídas as áreas de serviço: banheiros dos clientes, vestiários de funcionários e os serviços de limpeza e lixo.
O acesso principal do estabelecimento é feito no nível térreo, pelo salão principal que se abre para a rua. Neste encontram-se o bar e a varanda que conserva a forma do traçado curvo definido pela esquina da rua, com um grande banco e um jardim que limitam e circundam todo o perímetro.
Nos pavimentos superiores está a cozinha industrial, estruturada conforme exigência legal para a atividade e áreas de armazenamentos. A conexão dos diferentes níveis é feita através de escadas e um monta-cargas. O restaurante possui também um acesso direto à loja de vinhos vizinha ao imóvel, através de uma conexão até sua adega, possibilitando que os clientes da casa possam escolher suas bebidas.
A estratégia de projeto proporcionou uma relação de continuidade com o espaço externo, através da presença do jardim e dos grandes panos de vidros que constituem a fachada. A intenção de um espaço convidativo e acolhedor foi materializada com o uso da madeira tropical como principal elemento de composição do ambiente, e sua aplicação se deu nas paredes, forros e móveis. Estes últimos desenhamos com o intuito de proporcionar maior identidade ao projeto.
A linearidade presente no interior do espaço pode ser claramente observada nas peças de madeira que compõem as vedações, no desenho do mobiliário com linguagem simples, bem como na disposição dos mesmos no ambiente, e é reforçada com esculturas inspiradas na temática da gastronomia e produzidas pelo artista baiano Bel Borba. As obras de arte, os elementos decorativos, as bebidas no bar e adega estão dispostas no local em cores vibrantes que contrastam com a neutralidade, característica da madeira.
Como resultado final, desde o projeto até a execução, o Ferraz Gourmet possibilitou uma nova dinâmica para o local garantindo uma maior vitalidade ao espaço urbano com, a criação de uma conexão permeável entre o espaço interno e o externo. Enquanto no interior do restaurante, a escolha dos materiais contribuiu para o conforto e bom funcionamento do estabelecimento.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2008 – 2011
Localização: Pituba – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 13°00’12.4″S 38°27’47.5″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 6460 m²
Área Construída: 377,42 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Saulo Coelho, Luciana Nobre, Valentin Alban, Manoela Queiroga, Nuria Escriva, Helder da Rocha, Renata Valio, Aila Brito, Patrícia Brandão, Ana Cecília Martins, Gabriela Markl
Construção: Somar Engenharia
Estrutura: Wladimir Menezes
Instalações: Joel Miranda
Ar Condicionado: MSA
Paisagismo: Terra Verde (Alex Sá)
Imagens: Leonardo Finotti
A plataforma tem uma área de 400 m², sob a qual serão instalados escritórios, que se beneficiarão da belíssima vista ao redor.
A estrutura foi criada com o objetivo de interferir pouco na paisagem de quem observa a cidade a partir do mar, utilizando-se, por isso, de madeira como revestimento externo.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2008
Localização: Bahia Marina – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°58’43.8″S 38°31’22.7″W (ver no google)
Status: Não Construído
Área Construída: 1.028,61 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Aila Brito, Helder da Rocha, Manoel Queiroga, Nuria Escrivá, Patrícia Prandão, Renata Valio e Saulo Coelho
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura
A Detalle, loja de mobiliário e revestimentos decorativos de Salvador, se deu após a reforma do imóvel preexistente, também realizada pela Sotero.
No novo espaço de 300 m², foram privilegiadas cores neutras, com predominância do branco, para evidenciar o mobiliário e os revestimentos em exposição. Elementos como o piso monolítico claro, o pé direito alto e as esquadrias de grandes dimensões deram luminosidade e amplitude ao espaço.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2007 – 2008
Localização: Caminho das Árvores – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°59’02.1″S 38°27’28.0″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 420 m²
Área Construída: 318,26 m²
Autores: Adriano Mascarenhas, David Bastos e Rita Monteiro
Imagens: Tarso Figueiras
A flexibilidade do espaço foi a maior preocupação no projeto da casa de eventos Unique. O edifício deveria ser versátil para abrigar eventos, convenções, espetáculos e festas, de diferentes públicos e dimensões.
Os dois ambientes principais são um grande salão interno climatizado e uma área externa coberta, ladeada por jardim, dotados de infraestrutura completa. A casa tem também estacionamento, cozinha industrial e uma sala vip.
A criação de uma estrutura externa de pilares e tirantes tensionados possibilitou a eliminação de pilares no centro da área coberta posterior, criando espaços de vão único, com grande amplitude.
Essa solução teve um impacto interessante no aspecto externo do edifício, pois as linhas dos pilares e tirantes deram leveza e personalidade à fachada.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2006 – 2007
Localização: Avenida Tacredo Neves – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°59’00.5″S 38°27’07.0″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 5.182,49 m²
Área Construída: 1.985,68 m²
Autores: Adriano Mascarenhas, David Bastos e Rita Monteiro
Acústica: Sonar Engenharia
Iluminação: OMNI
Estrutura: Clodoaldo Freitas
Estrutura Pré-moldada: Belitardo Engenharia e Projetos
Ar Condicionado: MSA Ar Condicionado
Estrutura de Madeira: ENGETREL
Imagens: Tarso Figueiras
A filial pernambucana do restaurante Soho, de culinária japonesa e contemporânea, expressou o refinamento da sua cozinha com uma espacialidade de impacto.
No salão interno, em vão único, o mezanino é amparado por tirantes e não toca o chão. Uma cascata de água cai atrás do bar, em toda a extensão da parede.
As cores vibrantes usadas no mobiliário se compõem com a leveza da estrutura em madeira e com a amplidão do espaço, formando um conjunto de visual arrojado.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2005 – 2007
Localização: Boa Viagem – Recife/Pernambuco
Coord. Geográfica: 8°06’04.4″S 34°53’12.1″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 598,00 m²
Área Construída: 616,00 m²
Autores: Adriano Mascarenhas, David Bastos e Rita Monteiro
Colaboradores: Sérgio Godim e Caio Beltrão
Estrutura: B e C Engenheiros, Consultores
Ar Condicionado: Ar Clima
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura
A decoração atual do restaurante Lafayette, de cozinha contemporânea, dialoga com a paisagem da Baía de Todos os Santos, que se descortina, sem obstáculos visuais, do edifício.
Tons de amarelo e azul pontuam os ambientes, como uma referência ao sol e ao mar da baía. Essas cores foram harmonizadas aos materiais predominantes: madeira certificada, vidro, aço e mármore branco.
A decoração reforça a sensação de amplitude e de integração à natureza que o edifício inspira.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2005 – 2008
Localização: Bahia Marina – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°58’45.7″S 38°31’07.5″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 27.239,88 m²
Área Construída: 280,30 m²
Autores: Adriano Mascarenhas, David Bastos e Rita Monteiro
Colaboradores: Daniela Campelo, Caio Beltrão, Fábio Porto e Elliza Mota
Estrutura: Clodoaldo Freitas
Ar Condicionado: MSA Ar Condicionado
Projeto Cozinha Industrial: Borman
Imagens: Tarso Figueiras