Concurso Ponte Blumenau

Concurso Ponte Blumenau

Na concepção do projeto da Ponte e da Passarela sobre o rio Itajaí-Açu, foi levado em consideração o papel que as pontes representam para uma cidade e seus habitantes. Entende-se que uma ponte urbana,mais que um equipamento funcional de uma cidade, deve representar também uma referência, sendo instrumento de elevação da auto-estima dos seus habitantes. O concurso tinha como objetivo eleger a melhor proposta para uma ponte de veículos e uma passarela de pedestres para a cidade de Blumenau, Santa Catarina.

As pontes da cidade de Blumenau, historicamente, têm resistido às inundações e muito se tem aprendido sobre as mesmas, não apenas do ponto de vista da engenharia, como também em relação à capacidade dos seus habitantes em se reerguerem após a normalidade. Neste projeto, procurou-se oferecer soluções que facilitassem a convivência pós-enchente, face ao grande investimento a ser aplicado.

Para o projeto da ponte foi adotado um partido estrutural de uma ponte estaiada / extradorso suspensa unilateralmente com vão principal de 140 m.

Os cabos estão dispostos aproximadamente em linha reta para que se possamos minimizar a flexão transversal do mastro. Para isto foi também necessário que o mastro fosse ligeiramente “inclinado para fora”. Por causa da alta rigidez da superestrutura, foi eleita uma distância relativamente grande entre os cabos (até 20 m). Porém, para permanecer na distância padrão para os estais, foram dispostos 6 cabos em cada lado – no vão principal distantes 16 m entre si.

Para o projeto da passarela de pedestres foi adotada a solução estrutural de ponte estaiada com 150 m de vão principal, sendo a menor inclinação do cabo de cerca de 15.50°, com isto já se aproximando de uma ponte extradorso.

O emprego de dois planos de cabo resultou que a superestrutura pode ser concebida aberta, sem requerer grande rigidez à torção.

O trecho da obra situado sobre a terra, até 15 m além do mastro é de concreto foi concebido em uma viga T dupla em concreto armado, suspenso livremente entre o mastro e o encontro, reduzindo o número de apoios na área inundada.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2011
Localização: Rio Itajaí-Açu – Blumenau/Santa Catarina
Coord. Geográfica: 26°55’08.9″S 49°03’51.5″W (ver no google)
Status: Não Construído
Autores: Sotero Arquitetos, JMB Engenheiros Associados e Luiz Gaudenzi Arquiteto
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura