Estações Monotrilho

Estações Monotrilho

O projeto elaborado para as estações de passageiros de um monotrilho na cidade de Salvador, fez parte de um PMI (Processo de Manifestação de Interesse) lançado pelo Governo do Estado da Bahia, tendo a proposta da nossa equipe obtido maior pontuação dentre os seis participantes.

O objetivo do processo foi de definir o melhor modal de transporte urbano de grande capacidade para a cidade e a sua implantação no sistema de concessão pública.

A cargo do nosso escritório ficou o desenho das estações, sistema de sustentação dos trilhos e conexões com outros equipamentos urbanos.

O sistema compõe-se de 18 (dezoito) estações de embarque, transbordo ou terminal, que compõe com o veículo e o aparelho de apoio do Monotrilho, um cenário urbano de arrojo visual únicos.

O projeto da estação para monotrilho baseia-se na sua relação de custo e funcionalidade versus uma estética que traga significativa contribuição à imagem da cidade, pautadas sempre em premissas sustentáveis.

Para tanto, o seu desenho demonstra criteriosa observância em relação a três pontos chaves: Localização, desenho da Estação e desenho do Sistema de Sustentação de Trilhos.

Quanto a localização, optou-se pelo posicionamento das estações em locais que ajudam na regulação do aumento da densidade urbana, bem como o desenvolvimento ordenado do trânsito, colocou-se como alternativa de transbordo nos entroncamentos viários dos diversos bairros vizinhos e foi proposta a manutenção do canteiro verde como opção para pedestres, bicicletas, jardins e parques.

O desenho das estações foi desenvolvido em escala compatível com o sítio urbano de implantação, prezou-se pela padronização do modelo que permite sua aplicação em praticamente todo o trajeto sugerido, sofrendo pequenas adaptações em casos particulares e buscou sempre o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais. Buscou-se ainda estabelecer um referencial paisagístico e estético, ao mesmo tempo em que mantém uma relação harmoniosa com seu entorno potencializando a contemplação dos usuários.

Todo o sistema de sustentação de trilhos foi desenvolvido em concreto aparente com o objetivo de redução de custos; solucionado em apenas uma coluna para minimizar o impacto sobre a área implantada e desenvolvido visando à mínima acumulação de sujeira conseqüentemente necessidade de manutenção.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2011
Localização: Av.Luis Viana Filho – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°56’41.5″S 38°25’15.9″W (ver no google)
Status: Não Construído
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Urbe Planejamento, Construtora Queiroz Galvão, Qualitas Urbis e Logit
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura