Concurso Biblioteca FDUSP

Concurso Biblioteca FDUSP

O projeto de renovação da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo surge da cuidadosa observação da pré-existência e do programa a ser alí implantado, bem como estabelece a premissa de racionalidade na intervenção, economia, baixa complexidade de execução e geração controlada de resíduos.

A sistematização de um bloco lateral contendo em todos os pavimentos as escadas principais de circulação, o monta-cargas / elevador de serviço e sanitários, além de área de apoio é parte importante da nova organização programática do edifício, liberando assim a maior área livre possível nos diversos andares para solução do programa solicitado. Propõe-se a construção de dois novos pavimentos, proporcionando uma melhor solução volumétrica para o edifício.

A proposta prevê a reestruturação completa da fachada, buscando refletir para o exterior as soluções de organização planimétrica ao marcar de maneira contundente a presença do bloco monolítico de serviços e do bloco mais transparente correspondente à entrada, administração, acervo e estudo, divididos entre se por uma “fenda”, encerrada por uma lâmina de vidro.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2013
Localização: Vila Buarque – São Paulo/São Paulo
Coord. Geográfica: 23°33’01.1″S 46°38’10.9″W (ver no google)
Status: Não Construído
Área do Terreno: 380,48 m²
Área Construída: 4.041,51 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Sergio Ekerman, Flávia Dantas, Iuri Nascimento, Larissa Vita, Priscila Aragão e Rodrigo Arruda
Consultores: Ana Maria Rapassi (Biblioteconomia), Márcio Orsi (Legislação São Paulo), Olavo Fonseca (Acústica), Rafael Ferrraz (Visualização Tridimensional), Rosana Munhõz (Estrutura), Vitor Dotto (Instalações)
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura