Centro Administrativo Municipal

Centro Administrativo Municipal

O projeto do Centro Administrativo Municipal é resultado de uma solicitação da Prefeitura de Salvador através de MPI (Manifestação Privada de Interesse).

A nova edificação deveria abrigar cerca de quarenta unidades administrativas pertencentes ao Município, e seus 6.445 funcionários. O projeto de 69.700m² foi desenvolvido para ser implantado no Vale dos Barris, numa área central da cidade, com muitas construções antigas.

O Complexo municipal ocupa uma área com conformação em arco, no meio de construções com formas convencionais e se destaca na paisagem urbana pela sua volumetria guiada pelo formato do lote.

Implantado nos fundos da encosta, esse edifício se volta para toda paisagem do vale. Coincidentemente a melhor orientação visual é a mesma em relação ao conforto térmico da edificação, que corresponde à porção nascente, onde também estão incidindo os melhores ventos e, portanto foram distribuídas as áreas de trabalho. Já na fachada poente, a circulação horizontal fica completamente protegida pelo vale.

O imóvel possui três grandes acessos que foram distribuídos da seguinte maneira: um no fundo do lote, outro na fachada principal e o último na mesma cota do viaduto existente, estabelecendo uma relação da edificação com o espaço externo e garantindo que o imóvel se configure como extensão do espaço urbano.

Trata-se de complexo único de edifícios compostos por três volumes marcantes que se configuram por dois blocos opostos interligados por um volume longitudinal.

No primeiro bloco estão localizados auditórios, áreas para atividades administrativas, gabinete do Prefeito e em seu último pavimento funciona um heliponto para atender as necessidades da Administração Municipal.

O segundo bloco abriga em seu pavimento térreo áreas para atividades comerciais, e três pavimentos para área administrativa. Anexo a este volume está o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Toda a cobertura deste bloco é feita por um teto verde que intercepta os dois volumes localizados nas extremidades.

No terceiro bloco existem dois níveis de salas para área comercial e os níveis superiores são compostos por áreas que serão destinadas para atividades administrativas.

Todo edifício foi previsto para ser construído em concreto e seus pilares foram dispostos com regularidade estrutural e de forma radial.

O projeto do Centro Administrativo Municipal não foi implantado e sua nova infraestrutura de serviços será deslocada para outra área no Centro Histórico da Cidade.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2009
Status: Não construído
Localização: Vale dos Barris – Salvador/BA
Coord. Geográfica: 12°59’13.3″S 38°30’58.5″W (ver no google)
Área do Terreno: 71.500 m²
Área Construída: 143.525,89 m²
Autores: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: André Biselle, Larissa Macêdo, Saulo Coelho, Valentin Alban, Amanda Keller e Fábio Steque
Imagens: Acervo Sotero Arquitetos