O projeto está localizado em um imóvel comercial, situado na esquina de um bairro nobre de Salvador. A área não possuía relação definida com a rua, e sua porção sudoeste encontrava-se sem uso até 2011, quando o Chef Ricardo Ferraz voltou da Europa depois de trabalhar lá por seis anos.
A área disponível tinha planta irregular e deveria se adequar ao programa de necessidades. O cruzamento dos fluxos de clientes e materiais precisava ser evitado. Diante desse contexto, foram criados vários níveis e foi possível setorizar as atividades em três partes: serviços, clientes e cozinha.
No subsolo do imóvel, foram distribuídas as áreas de serviço: banheiros dos clientes, vestiários de funcionários e os serviços de limpeza e lixo.
O acesso principal do estabelecimento é feito no nível térreo, pelo salão principal que se abre para a rua. Neste encontram-se o bar e a varanda que conserva a forma do traçado curvo definido pela esquina da rua, com um grande banco e um jardim que limitam e circundam todo o perímetro.
Nos pavimentos superiores está a cozinha industrial, estruturada conforme exigência legal para a atividade e áreas de armazenamentos. A conexão dos diferentes níveis é feita através de escadas e um monta-cargas. O restaurante possui também um acesso direto à loja de vinhos vizinha ao imóvel, através de uma conexão até sua adega, possibilitando que os clientes da casa possam escolher suas bebidas.
A estratégia de projeto proporcionou uma relação de continuidade com o espaço externo, através da presença do jardim e dos grandes panos de vidros que constituem a fachada. A intenção de um espaço convidativo e acolhedor foi materializada com o uso da madeira tropical como principal elemento de composição do ambiente, e sua aplicação se deu nas paredes, forros e móveis. Estes últimos desenhamos com o intuito de proporcionar maior identidade ao projeto.
A linearidade presente no interior do espaço pode ser claramente observada nas peças de madeira que compõem as vedações, no desenho do mobiliário com linguagem simples, bem como na disposição dos mesmos no ambiente, e é reforçada com esculturas inspiradas na temática da gastronomia e produzidas pelo artista baiano Bel Borba. As obras de arte, os elementos decorativos, as bebidas no bar e adega estão dispostas no local em cores vibrantes que contrastam com a neutralidade, característica da madeira.
Como resultado final, desde o projeto até a execução, o Ferraz Gourmet possibilitou uma nova dinâmica para o local garantindo uma maior vitalidade ao espaço urbano com, a criação de uma conexão permeável entre o espaço interno e o externo. Enquanto no interior do restaurante, a escolha dos materiais contribuiu para o conforto e bom funcionamento do estabelecimento.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2008 – 2011
Localização: Pituba – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 13°00’12.4″S 38°27’47.5″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 6460 m²
Área Construída: 377,42 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Saulo Coelho, Luciana Nobre, Valentin Alban, Manoela Queiroga, Nuria Escriva, Helder da Rocha, Renata Valio, Aila Brito, Patrícia Brandão, Ana Cecília Martins, Gabriela Markl
Construção: Somar Engenharia
Estrutura: Wladimir Menezes
Instalações: Joel Miranda
Ar Condicionado: MSA
Paisagismo: Terra Verde (Alex Sá)
Imagens: Leonardo Finotti