No terreno com topografia pouco acidentada, de formato irregular com 1.126m², situado entre o mar e uma lagoa, no Litoral Norte do Estado da Bahia, foi construído o imóvel para um casal e duas filhas.
O projeto tirou partido da privilegiada localização natural criando duas áreas de convívio social, voltadas para o entorno.
A estratégia de intervenção foi direcionada a implantar uma edificação onde as visuais, tanto da lagoa à noroeste quanto do mar a sudeste, fossem respeitadas. Para isso, dividimos a casa em quatro volumes que acabaram por setorizar os programas e seu funcionamento.
Os espaços comuns da residência foram colocados no eixo noroeste/sudeste, no sentido de permitir a contemplação da paisagem nos ambientes de maior permanência dos usuários. O setor íntimo e de serviços ficariam ao sul do lote, em dois volumes, aproveitando as melhores orientações de ventilação e ensolejamento para os dormitórios. Já o pavilhão de hóspedes funcionaria independentemente ao norte do sítio.
Uma caixa vazada de concreto marca o acesso ao setor público da casa, sendo o primeiro dos quatro volumes identificados pelo usuário. Com uma laje de 60m², e apoios apenas nas extremidades, promove-se sombra a varanda e ao espaço gourmet. Nesta caixa ainda se desenvolve a cozinha e a área de serviço, além do acesso ao subsolo.
Ainda no térreo, há um jogo de tensões entre dois volumes que se voltam para o mar com uma lâmina de concreto que os conecta. Duas vigas invertidas de concreto armado, com 75 cm altura, atirantam a laje que define a sala de jantar e o deck de madeira. Além de proporcionar um espaço sem a interferência de pilares, a laje promove a conexão entre os dormitórios dos moradores com o pavilhão de hóspedes.
O pavilhão de hóspedes possui acesso independente do resto da residência. Seu funcionamento é viabilizado através de um programa com copa, sala de estar e dormitório em cada um dos dois pavimentos. Uma escada de concreto, com fechamento lateral em vidro e madeira, conecta o térreo com o primeiro andar do volume.
Um pergolado de concreto promove sombra aos automóveis estacionados, criando um espaço de transição entre a rua e o ambiente privado.
A piscina está voltada para a lagoa, com o intuito de aproveitar o sol poente e ficar protegida da forte brisa marinha. A forma do projeto permite que todos os quartos tenham vista para o mar, com ampla ventilação e iluminação natural.
Sua materialidade é constituída por poucos elementos e com tonalidades neutras, a exemplo da textura cinza aplicada nas paredes e do revestimento em filetes de pedra São Tomé e na textura cinza que foram aplicadas nas áreas externas da edificação.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2010 – 2011
Localização: Arembepe – Camaçari/Bahia
Coord. Geográfica: 12°47’46.1″S 38°11’58.1″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 1.126 m²
Área Construída: 646,00 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Arq. Saulo Coelho, Thiago Esposito, Valentin Alban e Luciana Queiroz
Construção: A&G Construtora
Projeto Estrutural: V&N Engenheiros Associados LTDA.
Projeto de Paisagismo: Carla Oldenburg
Projeto de Instalações Elétricas: LL Projetos
Projeto Luminotécnico: Omni Light
Imagens: Leonardo Finotti