Promover espaço público qualificado na Orla de Ondina em Salvador BA foi o objetivo do projeto Promenade Atlântico. A idéia consiste em estabelecer uma nova ligação costeira entre o Morro do Cristo e a Praça de Ondina.
O projeto possibilita a utilização de uma área com exuberante beleza natural que antes funcionava apenas com zona de passagem para as tubulações subterrâneas da rede de drenagem para águas pluviais. Planejado para tirar máximo proveito da preexistente, e reduzir ao máximo o impacto ambiental buscou-se analisar a estrutura de contenção existente no local com o intuito de aproveitar o máximo da preexistência.
O trajeto linear, destinado exclusivamente a pedestres e ciclistas, com 1,5km de extensão e largura variando entre 3,5 e 20 metros se configurou em um espaço para circulação, lazer, permanência e contemplação. A diversidade de formas de apropriação do espaço foi garantida graças a diversos equipamentos de lazer como decks, mirantes, praças, pérgulas, bicicletário, quiosques equipamentos para pr e segurança, bem como largos e praças para realização de eventos públicos de pequeno porte.
No trecho encontra-se de lazer e estar, o Belvedere Atlântico oferecerá ciclovia, decks, mirantes, praças, pérgulas, bicicletário, quiosques, equipamentos para prática de exercício físicos, brinquedos infantis, posto salva-vidas, além da infra-estrutura de iluminação e paisagismo para o total conforto e segurança dos usuários.
A utilização de materiais cuidadosamente especificados parauso em faixa litorânea, bem como sua correta inserção ambiental, aliado a itens como iluminação feita através da tecnologia de lâmpadas LED, confere a este projeto o perfil de uma intervenção sustentável. Ainda em respeito aos cidadãos, os aspectos relativos à acessibilidade estarão igualmente garantidos em sua execução.
Como resultado a intervenção garante a promoção da qualidade de vida dos moradores ao destinar uma área antes ociosa para os moradores que funciona ainda como espaço de conexão e cria novos acessos à praia com implantação de infraestrutura com baixo impacto ambiental.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2009
Localização: Ondina – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 13°00’38.1″S 38°31’23.6″W (ver no google)
Status: Não Construído
Área Construída: 1,5 Km de Extensão
Autor: Adriano Mascarenhas
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura
O projeto elaborado para as estações de passageiros de um monotrilho na cidade de Salvador, fez parte de um PMI (Processo de Manifestação de Interesse) lançado pelo Governo do Estado da Bahia, tendo a proposta da nossa equipe obtido maior pontuação dentre os seis participantes.
O objetivo do processo foi de definir o melhor modal de transporte urbano de grande capacidade para a cidade e a sua implantação no sistema de concessão pública.
A cargo do nosso escritório ficou o desenho das estações, sistema de sustentação dos trilhos e conexões com outros equipamentos urbanos.
O sistema compõe-se de 18 (dezoito) estações de embarque, transbordo ou terminal, que compõe com o veículo e o aparelho de apoio do Monotrilho, um cenário urbano de arrojo visual únicos.
O projeto da estação para monotrilho baseia-se na sua relação de custo e funcionalidade versus uma estética que traga significativa contribuição à imagem da cidade, pautadas sempre em premissas sustentáveis.
Para tanto, o seu desenho demonstra criteriosa observância em relação a três pontos chaves: Localização, desenho da Estação e desenho do Sistema de Sustentação de Trilhos.
Quanto a localização, optou-se pelo posicionamento das estações em locais que ajudam na regulação do aumento da densidade urbana, bem como o desenvolvimento ordenado do trânsito, colocou-se como alternativa de transbordo nos entroncamentos viários dos diversos bairros vizinhos e foi proposta a manutenção do canteiro verde como opção para pedestres, bicicletas, jardins e parques.
O desenho das estações foi desenvolvido em escala compatível com o sítio urbano de implantação, prezou-se pela padronização do modelo que permite sua aplicação em praticamente todo o trajeto sugerido, sofrendo pequenas adaptações em casos particulares e buscou sempre o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais. Buscou-se ainda estabelecer um referencial paisagístico e estético, ao mesmo tempo em que mantém uma relação harmoniosa com seu entorno potencializando a contemplação dos usuários.
Todo o sistema de sustentação de trilhos foi desenvolvido em concreto aparente com o objetivo de redução de custos; solucionado em apenas uma coluna para minimizar o impacto sobre a área implantada e desenvolvido visando à mínima acumulação de sujeira conseqüentemente necessidade de manutenção.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2011
Localização: Av.Luis Viana Filho – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°56’41.5″S 38°25’15.9″W (ver no google)
Status: Não Construído
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Urbe Planejamento, Construtora Queiroz Galvão, Qualitas Urbis e Logit
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura