Apartamento Villa da Graça

Projeto de reforma de um apartamento para um casal jovem teve como premissa a criação de duas cozinhas: uma gourmet (para eventos) e uma cozinha de serviço (para uso diário).

O apartamento de 260,00 m² , que inicialmente possuía 4 suítes, teve um dos cômodos demolidos para ampliação da sala de estar, integrada com a varanda. O jantar se conecta com a cozinha gourmet, que tem vista privilegiada para toda sala de estar e adega. A parede da adega e lavabo é revestido em madeira. A obra conta com pisos em Marmoglass de 1.20 x 1.20 m, paredes em madeira e pintura, forro em gesso acartonado e bancadas em Corian.

FICHA TÉCNICA

Projeto: Apartamento Villa da Graça
Ano: 2013
Localização: Graça – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°59’58.7″S 38°31’28.1″W (ver no google)
Status: Construído
Área Construída: 260m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Imagens: Xico Diniz

 

Casa do Bomba

Situada no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, o projeto da residência de 320,00 m² situa-se num terreno privilegiado, com uma vista para o Morro Branco.

O projeto foi pensado para integrar-se a paisagem, como dois blocos monolíticos que afloram do morro. A utilização do concreto armado aparente, madeira e pedras da região evocam um caráter mais natural, apesar do arrojo estrutural da proposta.

O programa de necessidades atende às expectativas de uma casa de veraneio, com as áreas comuns centralizadas e áreas privativas em posições opostas para favorecer a privacidade e independência dos cômodos.

A varanda possui laje em concreto armado aparente com 15 cm de altura, atirantada por cabos metálicos na viga de concreto da cobertura. A varanda projeta-se sobre o terreno, no sentido contrário das curvas de nível, com um balanço de 5.25 m.

As esquadrias exteriores são de madeira com acabamento natural e vidro transparente.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2012 – 2014
Localização: Vale do Capão – Palmeniras/Bahia
Coord. Geográfica: 12°39’12.8″S 41°29’26.2″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 12.000 m²
Área Construída: 320,00 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Saulo Coelho, Helder da Rocha, João Guedes e Fernanda Cruz Rios
Construção: Jaime Villas Boas
Estrutura: Ruy Bentes Engenharia de Estruturas
Instalações: Producto
Imagens: Leonardo Finotti

 

 

Casa Praia dos Lagos I

No terreno com topografia pouco acidentada, de formato irregular com 1.126m², situado entre o mar e uma lagoa, no Litoral Norte do Estado da Bahia, foi construído o imóvel para um casal e duas filhas.

O projeto tirou partido da privilegiada localização natural criando duas áreas de convívio social, voltadas para o entorno.

A estratégia de intervenção foi direcionada a implantar uma edificação onde as visuais, tanto da lagoa à noroeste quanto do mar a sudeste, fossem respeitadas. Para isso, dividimos a casa em quatro volumes que acabaram por setorizar os programas e seu funcionamento.

Os espaços comuns da residência foram colocados no eixo noroeste/sudeste, no sentido de permitir a contemplação da paisagem nos ambientes de maior permanência dos usuários. O setor íntimo e de serviços ficariam ao sul do lote, em dois volumes, aproveitando as melhores orientações de ventilação e ensolejamento para os dormitórios. Já o pavilhão de hóspedes funcionaria independentemente ao norte do sítio.

Uma caixa vazada de concreto marca o acesso ao setor público da casa, sendo o primeiro dos quatro volumes identificados pelo usuário. Com uma laje de 60m², e apoios apenas nas extremidades, promove-se sombra a varanda e ao espaço gourmet. Nesta caixa ainda se desenvolve a cozinha e a área de serviço, além do acesso ao subsolo.

Ainda no térreo, há um jogo de tensões entre dois volumes que se voltam para o mar com uma lâmina de concreto que os conecta. Duas vigas invertidas de concreto armado, com 75 cm altura, atirantam a laje que define a sala de jantar e o deck de madeira. Além de proporcionar um espaço sem a interferência de pilares, a laje promove a conexão entre os dormitórios dos moradores com o pavilhão de hóspedes.

O pavilhão de hóspedes possui acesso independente do resto da residência. Seu funcionamento é viabilizado através de um programa com copa, sala de estar e dormitório em cada um dos dois pavimentos. Uma escada de concreto, com fechamento lateral em vidro e madeira, conecta o térreo com o primeiro andar do volume.

Um pergolado de concreto promove sombra aos automóveis estacionados, criando um espaço de transição entre a rua e o ambiente privado.

A piscina está voltada para a lagoa, com o intuito de aproveitar o sol poente e ficar protegida da forte brisa marinha. A forma do projeto permite que todos os quartos tenham vista para o mar, com ampla ventilação e iluminação natural.

Sua materialidade é constituída por poucos elementos e com tonalidades neutras, a exemplo da textura cinza aplicada nas paredes e do revestimento em filetes de pedra São Tomé e na textura cinza que foram aplicadas nas áreas externas da edificação.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2010 – 2011
Localização: Arembepe – Camaçari/Bahia
Coord. Geográfica: 12°47’46.1″S 38°11’58.1″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 1.126 m²
Área Construída: 646,00 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Arq. Saulo Coelho, Thiago Esposito, Valentin Alban e Luciana Queiroz
Construção: A&G Construtora
Projeto Estrutural: V&N Engenheiros Associados LTDA.
Projeto de Paisagismo: Carla Oldenburg
Projeto de Instalações Elétricas: LL Projetos
Projeto Luminotécnico: Omni Light
Imagens: Leonardo Finotti

 

Apartamento Forest

A prioridade no projeto desse apartamento de 190 m², localizado no bairro do Horto Florestal, em Salvador, era aliar o conforto a um visual contemporâneo. Para isso, optou-se pela integração dos ambientes na parte social, que ganhou mais amplitude, mantendo-se uma divisão de cômodos tradicional na área íntima, para maior privacidade da família.

O projeto tirou partido da vista do apartamento, transformando a varanda, integrada à sala, em um espaço de contemplação e lazer, com área gourmet e adega. Os elementos de mobiliário e a paleta de cores neutras contribuíram para a construção de um espaço elegante e, ao mesmo tempo, acolhedor.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2008 – 2009
Localização: Horto Florestal – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 13°00’08.3″S 38°29’22.5″W (ver no google)
Status: Construído
Área Construída: 190 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Construção: Eng. Construtora
Imagens: Xico Diniz

 

Casa Praia dos Lagos II

Residência, situada no litoral norte da Bahia, implantada em lote de formato irregular, entre o mar e uma lagoa. O projeto tirou partido desta irregularidade criando duas áreas de convívio social, voltadas para o entorno.

A piscina está voltada para a lagoa, para aproveitar o sol poente e ficar protegida da forte brisa marinha. A forma do projeto
permite que todos os quartos tenham vista para o mar, com ampla ventilação e iluminação natural.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2006 – 2011
Localização: Praia dos Lagos – Camaçari/Bahia
Coord. Geográfica: 12°47’28.0″S 38°11’47.3″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 1.131,49 m²
Área Construída: 632,33 m²
Autores: Adriano Mascarenhas, David Bastos e Rita Monteiro
Construção: AeG Construtora
Instalações: LL Projetos
Paisagismo: Carla Oldenburg
Imagens: Tarso Figueiras

 

Apartamento Graça

O projeto alterou radicalmente a organização espacial deste apartamento de 200,00 m², situado no bairro da Graça, em Salvador. Os ambientes foram integrados com a remoção de paredes, instalação de piso monolítico e uso constante do branco, que intensificou a sensação de amplitude e de luminosidade.

Sobre a base neutra, a personalidade dos ambientes é dada pelas obras de arte, livros e objetos, que refletem a história de vida do morador. Grandes portas deslizantes permitem que se separe ou integre ambientes, para maior versatilidade espacial.

A intervenção transformou o apartamento, construído na década de 1960, em um espaço de visual arrojado, cosmopolita, adequado à visão de mundo do proprietário.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2006 – 2008
Localização: Graça – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°59’49.6″S 38°31’33.5″W (ver no google)
Status: Construído
Área Construída: 180 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Imagens: Xico Diniz

 

Casa Encontro das Águas

A topografia peculiar do terreno foi a grande norteadora do projeto desta residência de 300 m² de área construída, em condomínio no litoral norte da Bahia.

A solução consistiu na criação de dois módulos, sendo um de área íntima, com quartos e home theater, e um módulo social e de serviço, unidos por uma passarela.

Uma característica do projeto é o desejo de integração à natureza e a preservação da vegetação existente. Para isso, uma das lajes da varanda recebeu uma abertura para passagem do tronco de uma árvore.

O projeto original previa a criação de um mirante, que não foi construído pelo proprietário.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2000 – 2002
Localização: Lauro de Freitas/Bahia
Coord. Geográfica: 12°51’23.4″S 38°19’04.7″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 2.832,00 m²
Área Construída: 300,00 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Estrutura: Fernando Marcondes
Instalações: Brás Instalações e projetos
Maquete: Arco
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura