Em Aramarí, Município vizinho de Alagoinhas, na Bahia, está situado o Empreendimento Imobiliário Condomínio Terras da Lagoa. Com cerca de 500.000 m² de área total, 472 lotes para residências que variam de 454m²a 1.242 m². O Condomínio está cercado por uma paisagem natural composta por belas áreas verdes, rios e lagoas.
Os projetos desenvolvidos pelo escritório para as áreas comuns do Condomínio Terras da Lagoa contemplam: portaria, áreas de lazer, praças, clube com piscinas, quadras, parque infantil e salão de festas, além de um Centro Equestre com quarenta baías para cavalos, totalizando aproximadamente 3.000m².
Para determinação dos usos nos espaços livres, considerou-se fatores como a localização e a presença de elementos naturais. Foram estabelecidas quatro praças com configurações diferentes, que possibilitam uma variedade de opções de lazer para os moradores e visitantes.
O condomínio Terras da Lagoa busca ser o primeiro empreendimento de alto padrão nos arredores da região de Alagoinhas, tendo como objetivo incentivar práticas de lazer, uma vida com maior segurança para os condôminos, o afastamento da agitada rotina presente nas áreas centrais e fácil acesso através de rodovias para outras regiões. A demanda desta forma de residir surgiu com o desenvolvimento econômico e social, decorrente da crescente atividade industrial que se consolidou na região.
O cenário campestre, somado a necessidade de reforçar características relacionadas a uma vida tranqüila conduziram na escolha dos materiais que compõem o projeto. Para proporcionar sensação de acolhimento foram escolhidos o tijolinho e madeira, materiais simples que são encontrados na própria região.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2013
Localização: Aramari – Alagoinhas/Bahia
Coord. Geográfica: 12°05’30.2″S 38°28’34.5″W (ver no google)
Status: Em Andamento
Área Construída: 2.899,00 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Fernanda Cruz Rios, Fernanda Machado e Helder da Rocha
Estrutura e instalações: A5 Projetos de Engenharia
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura
Desenvolvido para a Odebrecht Realizações, o projeto é situado no complexo da Reserva do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. O condomínio residencial de alto padrão é composto por 6 torres de oito pavimentos (térreo, seis andares tipo e cobertura) com unidades habitacionais de 135,00 m² de área privativa. Destaca-se na implantação a vista voltada para o mar de todo apartamento, com orientação nascente em todos os cômodos. O condomínio possui infra-estrutura completa de lazer e serviços, respeitando a área verde existente como elemento integrador do projeto.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2012
Localização: Cabo de Santo Agostinho-Pernambuco
Coord. Geográfica: 8°14’57.6″S 34°56’45.2″W (ver no google)
Status: Não Construído
Área do Terreno: 29.986,42 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Aila Brito, Emy Nishimoto, Helder da Rocha, Manoela Queiroga, Nuria Escrivá, Patrícia Brandão, Renata Valio e Saulo Coelho
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura
O hotel Bahia Marina, com 74 leitos, enquadra-se na categoria design-hotel. O desafio do projeto foi conciliar, num pequeno lote, uma garagem para lanchas e o estabelecimento. Para isso, o edifício foi disposto na parte frontal do terreno com todos os quartos de hóspedes e acessos voltados para a Baía de Todos os Santos. A parte superior do prédio é dedicada aos equipamentos de lazer, dentre os quais destaca-se a piscina com borda de vidro com vista para o mar. Aos fundos e com acesso independente lateral, as atividades da garagem de lancha são praticamente imperceptíveis aos hóspedes.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2012
Localização: Bahia Marina – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°58’51.3″S 38°31’09.8″W (ver no google)
Status: Em Andamento
Área do Terreno: 27.239,88 m²
Área Construída: 10.370,34 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Luciana Queiroz, Manoela Queiroga, Saulo Coelho, Thiago Esposito e Valentin Alban
Estrutura: Clodoaldo Freitas
Ar Condicionado: MSA Ar Condicionado e Refrigeração
Instalações: Thales de Azevedo
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura
Edifício de uso misto com 9770,00m² de área construída, situado numa das regiões mais importantes da cidade de Salvador: A Avenida Oceânica, na Barra.
Com vistas para o Farol da Barra e praia da Barra, o projeto implantado num lote em “L” de 1825,00m² procurou atender o programa de necessidades, resolvendo os fluxos distintos entre usuários do comércio (clientes) e de residência (moradores).
O acesso às lojas no térreo serão feitas através da Avenida Oceânica. Já o acesso de veículos aos estacionamento do residencial, assim como de moradores, será feito pela Rua Francisco Otaviano.
O projeto conta com três lojas no térreo, mais portaria e saguão do residencial. São ao todo 90 apartamentos, do 1º ao 7º, sendo 4 unidades duplex, com acesso à cobertura.
A área de lazer foi posicionada na cobertura para que os usuários pudessem desfrutar da vista, a partir a piscina, da Baía de Todos os Santos.
O aspecto formal da obra está diretamente ligado à modulação dos apartamentos / estacionamentos. A estrutura será feita em concreto armado, predominando os acabamentos em Tijolo e concreto aparente, vidro e granito preto.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2012 – 2015
Localização: Barra – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 13°00’32.9″S 38°31’33.3″W (ver no google)
Status: Construído
Área do Terreno: 1.824,50 m²
Área Construída: 9.770,00 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Colaboradores: Aila Brito, Helder da rocha, Manuela Queiroga, Nuria Escrivá , Patrícia Brandão, Renata Válio e Saulo Coelho
Construção e Instalações: Garcez Engenharia
Estrutura: MV Engenharia, Vera Aguiar e Sandra Noronha
Imagens: Xico Diniz
O edifício da empresa da área de telemarketing, a ser construído no Parque Tecnológico da Bahia, aproveita de forma eficaz a declividade acentuada do terreno onde está situado e segue os princípios de arquitetura eco-eficiente que norteiam a criação do Parque. Para aumentar a rapidez da construção, são utilizadas vigas, lajes e pilares pré-moldados. A fachada frontal e posterior do prédio são completamente envidraçados, o que permite a visualização da mata nativa que circunda o terreno e da dinâmica de circulação dos funcionários dentro do edifício. O projeto, de 7600 m² de área construída, está dimensionado para receber 800 pessoas.
FICHA TÉCNICA
Ano: 2009
Localização: Parque Tecnológico da Bahia – Salvador/Bahia
Coord. Geográfica: 12°55’23.3″S 38°23’25.0″W (ver no google)
Status: Não Construído
Área do Terreno: 6.724,21 m²
Área Construída: 1.2614,68 m²
Autor: Adriano Mascarenhas
Imagens: Acervo Sotero Arquitetura